ECONOMIA DE MERCADOS

vista-de-perto-armazem.jpg

Você já deve ter ouvido falar em gestão de estoque , just-in-time, gestão de ativos ,  oligopólio , etc.

O que isso tem a ver com o mercado imobiliário?

Os sistemas econômicos estão interligados em uma rede de conexão extensa , com leis que asseguram tratativas comerciais e protegem as nações , sua economia e soberania.

Os blocos econômicos são formados com este intuito e o de estabelecer um comércio mais igualitário entre os bens de produção das nações do continente em comum ou algum mais privilegiado em outra parte.

Atos do governo , como decretos ou projetos de lei , que podem modificar alíquotas e taxas aduaneiras , dentre outras, são pontos de inflexão que modificam mercados.

Estes  cenários variam de acordo com o tempo , com conjunturas econômicas , com blindagem econômica , etc. e aí se desencadeia uma avalanche de situações também no mercado imobiliário , com uma flutuação grande dos lançamentos das construtoras e com o estoque disponível.

Se a economia define taxas de juros maiores , haverá alguma desaceleração e a medida em que as taxas se reduzem , o ciclo de compra e venda aumenta de forma natural, assim como os preços , só que em ordem inversa ao declínio de juros , é a realidade econômica.

A produção da cadeia de insumos ligados ao processo imobiliário também se estagna , podendo até faltar alguns produtos e alterar o planejamento do setor.

Os oligopólios precisam ter uma atenção especial do Conselho Administrativo de Defesa Econômica , pois eles podem influir muito na cadeia produtiva , podendo reduzir estoques e aumentar os valores de certos insumos e esta é uma questão crucial para toda atividade , principalmente  a imobiliária que detêm uma enorme paleta de empresas fornecedoras e de prestação de serviços , ligadas diretamente á politicas públicas e fusões.

A nossa dica é que , mesmo com as taxas de juros altas , pode ser um ótimo negócio comprar imóveis , pois com o seu declínio , certamente com o aumento da demanda, invariavelmente os preços subirão.

Créditos : Bruno Imóveis BH

 





Postagens relacionadas: